sexta-feira, 14 de maio de 2021
Atividades do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Turma CEF 21/22 - a relembrarem quais os países de Língua Portuguesa:
Turma H2/H9 - atentos ao significado do hino nacional:Turma G2 - a descobrirem o significado dos elementos constituintes da bandeira nacional:
Turma H1 - a participarem no concurso "Expressões Idiomáticas" e vencedores desta turma, com a oferta de livros como prémios:Exposição de livros:
Exposição trabalhos da Oficina de Artes Plásticas:
quinta-feira, 13 de maio de 2021
Dia da Espiga - 13 de Maio
A espiga simboliza o pão… e que nunca nos falte!
Hoje é Dia da Espiga e quinta feira da Ascenção. Segundo a tradição, as pessoas iam para o campo para apanhar a espiga. Depois, faziam um ramo que incluía, além desta, flores silvestres como papoilas ou malmequeres e um ramo de oliveira. Por vezes também tinha alecrim ou videira.
A simbologia de cada uma das plantas:
- Os malmequeres simbolizam ouro e prata, que não nos falte o dinheiro!
- O ramo de oliveira simboliza a luz (as candeias funcionavam com azeite) e a paz – a pomba da paz leva um ramo de oliveira no bico.
- A papoila simboliza o amor e a vida.
- O alecrim simboliza a saúde e a força.
- A videira simboliza o vinho e alegria!
quarta-feira, 5 de maio de 2021
Dia Mundial da Língua Portuguesa
O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.
No presente ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.
Aparece no Centro de Recursos ou na Biblioteca da nossa escola e participa nas atividades que temos para ti.
domingo, 2 de maio de 2021
Feliz Dia da Mãe
Os brasileiros costumam dizer “Dia das Mães”. Os portugueses preferem o singular: “Dia da Mãe”. O Brasil celebra “o Dia das Mães” no segundo domingo de maio; Portugal, no primeiro domingo de maio – este domingo. Roma Antiga homenageava durante três dias Cibele, mãe de todos os deuses. Na Grécia clássica, a festa era dedicada à deusa Reia – mais ou menos o equivalente a Cibele, também era mãe de todos os deuses gregos –, com a particularidade de Reia ser mulher de Cronos, o deus que trouxe a palavra “cronologia” às culturas latinas, já que regia o tempo que passa.
Em Portugal, o Dia da Mãe comemorou-se durante muito tempo a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, a concepção de Jesus Cristo através da Virgem Maria. Depois, a comemoração passou para o mês de maio, mas o significado manteve-se o mesmo – na tradição católica, maio é o mês de Maria.
A ideia do Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu a sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração do Dia da Mãe alastrou-se por todos os Estados Unidos e por todo o mundo.
Concurso "A sopa da Avó/Mãe/Tia..."
Participa no concurso "A sopa da Avó/Mãe/Tia..." dinamizado pela tua Escola. Consulta na biblioteca, as 10 boas razões para in...
-
As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas atrav...
-
Preciso de apoio para fazer um trabalho. A biblioteca pode ajudar? Como? Sim. A biblioteca ajuda-te a fazer os teus trabalhos. Para isso,...
-
Os alunos da turma M9 na disciplina de Psicologia em articulação com a BE, realizaram um mini cérebro humano, onde identificaram os seus c...