domingo, 2 de maio de 2021

Feliz Dia da Mãe

Os brasileiros costumam dizer “Dia das Mães”. Os portugueses preferem o singular: “Dia da Mãe”. O Brasil celebra “o Dia das Mães” no segundo domingo de maio; Portugal, no primeiro domingo de maio – este domingo. Roma Antiga homenageava durante três dias Cibele, mãe de todos os deuses. Na Grécia clássica, a festa era dedicada à deusa Reia – mais ou menos o equivalente a Cibele, também era mãe de todos os deuses gregos –, com a particularidade de Reia ser mulher de Cronos, o deus que trouxe a palavra “cronologia” às culturas latinas, já que regia o tempo que passa.

Em Portugal, o Dia da Mãe comemorou-se durante muito tempo a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, a concepção de Jesus Cristo através da Virgem Maria. Depois, a comemoração passou para o mês de maio, mas o significado manteve-se o mesmo – na tradição católica, maio é o mês de Maria.

A ideia do Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu a sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração do Dia da Mãe alastrou-se por todos os Estados Unidos e por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Autor do mês de fevereiro.

  Autor do mês de fevereiro, Pedro Chagas Freitas. Passa na biblioteca e requisita um livro do autor.